24.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

João Geadas é o mais medalhado dos 5 campeões nacionais de atletismo do distrito de Évora em 2016/17 (c/som)

A terminar a temporada 2016/2017 na modalidade de atletismo, o distrito de Évora, viu 5 atletas sagrarem-se campeões nacionais, alguns deles, com tamanho destaque, tendo recebido a possibilidade de representar as cores da nação.

Os dados são fornecidos pelo presidente da Associação de Atletismo de Évora, Carlos Reforço, que indica o atleta natural de Rio de Moinhos no concelho de Borba, João Geadas como o grande destaque, tendo sido medalhado 5 vezes e considera como “um atleta que se destaca”.

O atleta borbense, que representa a Associação Juvenil de Estremoz atleta no escalão juvenil, subiu ao pódio com a medalha de prata na categoria 100 metros no torneio nacional Olímpico Jovem, e integrou, na mesma competição, a equipa vencedora na categoria 4×100 metros (estafeta).

O mesmo atleta saiu medalhado com ouro no Campeonato Nacional de Juvenis em Abrantes nos 100 metros e com bronze nos 200 metros, já no Campeonato Nacional de Pista Coberta também subiu ao pódio com o bronze na competição de 70 metros.

Outro dos atletas que se destacou, João Pires (3 medalhas), da Associação Juvenil da Malarranha, no concelho de Morasubiu ao pódio com a medalha de bronze nos 200 metros Campeonato Nacional de Pista Coberta, no Olímpico Jovem saiu medalhado com bronze nos 300 metros e integrou a equipa vencedora de 4×100 metros (estafeta), tendo recebido ouro por esta prestação.

No escalão de veteranos, Henrique Santos (5 medalhas), atleta do Grupo Desportivo Diana de Évora, subiu ao lugar mais alto do pódio com a medalha de ouro no Campeonato Nacional de Pista Coberta nos 3000 metros, igualmente no Campeonato Nacional de Marcha nos 5000 metros, 1º classificado nos 10 quilómetros do Nacional de Estrada e no Campeonato Nacional Longo saiu medalhado com ouro nos 30 quilómetros e prata nos 50 quilómetros.

Da equipa campeã nacional de 4×100 (estafetas) no torneio Olímpico Jovem ao serviço da Associação de Atletismo de Évora, para além de João Geadas e João Pires anteriormente referidos, constituíram a equipa Bruno Campino do Estrela de Vendas Novas e Rui Corvelo da Associação Juvenil de Estremoz.

Do distrito de Évora saíram ainda 3 atletas em representação da Seleção Nacional, entre os quais João Geadas e João Pires que envergaram a camisola das quinas no Torneio Ibérico em Ávila e ainda Filipe Fialho que participou com as cores nacionais no Campeonato da Europa de Corta-Mato, tendo já contabilizado uma participação no Mundial de Corta-Mato.

Populares