17.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A cultura é a forma mais envolvente” de aproximar os dois lados da fronteira, diz o Presidente de Alandroal na inauguração da exposição «Retrospetiva» (c/som e fotos)

No passado sábado, dia 13 de janeiro, foi inaugurada no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, a exposição coletiva “Retrospetiva”, patente no espaço até ao final do mês.

Em declarações à Rádio Campanário, João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, afirma que “a cultura é a forma mais fácil e envolvente” de fazer a aproximação entre os dois lados da fronteira.

Este trabalho de colaboração e aproximação com Espanha, foi iniciado no seu anterior mandato (2009-2013), com a “criação de uma equipa para o Fórum Cultural”, que o autarca verifica com satisfação, estar “a dar frutos”.

A exposição “condensa” todo o trabalho de aproximação com o outro lado da fronteira, “feito desde 2012”, colaboração que “tem que ser aprofundada”, e que o autarca considera que “esteve um pouco adormecida nos últimos anos, está na hora de a revitalizar e lhe dar uma nova dinâmica”.

O autarca considera que essa divisão entre lados da fronteira é “psicológica”. “No fundo só há um rio, que em vez de separar, devia unir as pessoas.”

“É crucial” e benéfico para ambos os lados da fronteira, que se “se estabeleçam estas pontes e que se aprofunde esta colaboração”.

Questionado se a requalificação pensada para o concelho de Alandroal, considera Espanha como público-alvo, o Presidente do Município declara que “todo o trabalho ligado à cultura, ao turismo, à promoção do concelho, tem como objetivo uma área geográfica circular à volta de Alandroal e que não morre na fronteira”.

 

 

{gallery}alandroal_exposicao_coletiva_jan18{/gallery} 

Populares