6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A arte da Olaria: Constança Santos é a Oleira mais nova de São Pedro do Corval!

A tradição da cerâmica em São Pedro do Corval remonta aos tempos pré-históricos, graças à existência de depósitos de argilas com caraterísticas específicas nesta zona do Concelho de Reguengos de Monsaraz, que motivaram desde sempre esta atividade.

São Pedro do Corval, com mais de duas dezenas de olarias em constante funcionamento é por excelência o maior centro oleiro do país e um dos maiores da Península Ibérica.

São Pedro do Corval, com mais de duas dezenas de olarias em constante funcionamento é por excelência o maior centro oleiro do país e um dos maiores da Península Ibérica.

Esta é uma arte que apesar de ser praticada por pessoas mais velhas, começa a aguçar a curiosidade dos mais novos.

É o caso da Constança que é a  OLEIRA mais nova de São Pedro do Corval.

Constança Santos tem 19 anos e foi recebida na Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. A Autarquia, numa missiva de preservar e valorizar esta arte de tradição no concelho, fez questão de receber a jovem e dizer-lhe  “valorizamos a sua escolha profissional e o seu amor pela arte que está presente na família Santos há mais de um século.”

“A Constança representa a esperança no futuro” acrescenta ainda o Município que desafia todos os jovens a optarem por “preservar as nossas origens e continuar as nossas tradições, são o futuro” desejando que muitos ” lhe sigam os passos. Sem medo.”

Em São Pedro do Corval, a arte da Olaria domina e através dela ,  a tradição, a história e a arte alentejanas conjugam-se perfeitamente, dando origem a extraordinárias peças artesanais, feitas em roda de oleiro, cozidas em fornos de lenha e posteriormente  pintadas à mão com as cores douradas do Alentejo.

Fonte/Foto: Município de Reguengos de Monsaraz
 

Populares