14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A BIALE é uma mais valia para a cultura de Estremoz;queremos tê-la na rota das grandes bienais” diz Pres. Da CM de Estremoz(c/som)

 

Tal como a Rádio Campanário já noticiou, foi esta tarde inaugurada em Estremoz a BIALE 2023 – Bienal Internacional do Alentejo(veja aqui as fotos).

A iniciativa tem a organização da ARTMOZ em conjunto com a Câmara Municipal de Estremoz e conta com o apoio da Direção regional de Cultura do Alentejo e de outras entidades.

Este evento, na sua primeira edição, reúne as obras de vários artistas nacionais e internacionais selecionados pela organização do certame após submissão a concurso.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com José Daniel Sadio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, a propósito deste evento.

O Autarca começou por nos referir “é muito importante para Estremoz ter este evento aqui pois como temos afirmado desde o início, a cultura é uma aposta forte do nosso projeto autárquico e a questão das artes plásticas é mais uma área que se insere dentro da cultura.”

Sobre esta vertente, artes plásticas, José Daniel Sadio acrescenta “sentimos que havendo aqui pouca expressão em criar um certame desta dimensão, em conjunto com a Artmoz avançamos para esta BIALE , onde estão reunidos cerca de 150 artistas de todo o mundo com obras lindíssimas.”

Este evento, acrescenta , “é uma mais valia para a cultura do concelho, do Alentejo e do País e queremos colocar esta BIALE na rota das grandes bienais do País.”

Questionado pela Rádio Campanário se é também uma forma de levar Estremoz, não só ao resto do País, mas também para vários pontos do Mundo, José Daniel Sadio sublinha “temos vários artistas estrangeiros, público estrangeiro e através da arte, estamos a dar a conhecer Estremoz.”

A BIALE 2023 decorre até 26 de março no Parque de Feiras em Estremoz. A entrada ao público é livre.

Este evento, promovido pela Câmara Municipal de Estremoz e a ARTMOZ, conta ainda com a colaboração da unta a Sociedade Nacional de Belas Artes, Fundação da Bienal de Cerveira e Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Populares