30 Nov. 2022
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Alqueva

Alqueva Inspira Desenvolvimento e Cooperação Tranfronteiriça de países da América do Sul!

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 24 Nov. 2022

A Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva, a Autoridade Binacional do Lago Titicaca (Bolívia-Peru) e a Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE), com o apoio do programa ADELANTE da União Europeia, organizam uma visita de estudo ao Lago Alqueva, com o objetivo de apresentar a representante de entidades públicas da Bolívia, Brasil e Peru experiências hispanoportuguesas de cooperação transfronteiriça e governança local em bacias hidrográficas internacionais.

Esta atividade surge no âmbito da Aliança de Cooperação Triangular formada pela Associação de Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE) juntamente com parceiros estratégicos de Espanha e Portugal, a Autoridade Binacional do Lago Titicaca e o Congresso de Prefeitos do Uruguai, criado para fortalecer as capacidades dessas entidades, orientada para a melhoria do desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios fronteiriços. A visita de estudo realiza-se nos dias 28 e 29 de novembro.

No día 28 de novembro pelas 10h, será realizado um fórum euro-latino-americano no auditório de Portel, que conta na abertura com o Sr. Presidente da CCDRA, Dr. Ceia da Silva, fórum onde serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva, o papel das autarquias no desenvolvimento territorial do lago e diferentes projetos de promoção de um Desenvolvimento territorial Sustentável no Território de Alqueva.

Além disso, será abordada uma estratégia conjunta de cooperação entre a Associação e entidades municipais de Titicaca. A delegação sul-americana realizará ainda visitas e reuniões institucionais ao EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, a projetos empresariais, à EDIA e à ATLA, bem como reuniões e encontros com responsáveis da CCDRA, ERTA, ARH do Alentejo (Portugal) e do Governo da Extremadura (Espanha).

Este intercâmbio e visita a Alqueva decorre da afirmação internacional de “Alqueva”, e da excelente cooperação Transfronteiriça existente entre Portugal e Espanha, projeto cuja aposta passou pelo desenvolvimento de fins múltiplos em torno das novas oportunidades geradas pelo EFMA, onde de forma transversal se apostou num “Desenvolvimento Territorial Sustentável”, assente nas melhores práticas, assim como na incorporação de inovação e tecnología, factores que servem agora de ensinamento e inspiração para estes Países da América do Sul e seus responsáveis. No ámbito desta visita estão previstas a assinatura de convenios de cooperação entre instituições de ambos países.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30