9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Em pleno Alentejo, há um “Quarto do nada” onde pode viver tudo! Descubra onde fica!

Em Vila de Cabrela, situada a cerca de 20 km de Montemor-o-Novo, a Casa das Letras Bed & Books tem um Quarto do Nada. “

Uma casa que foi durante dois séculos, uma igreja… Já no século XX, a comunidade de Cabrela transformou-a na sua Casa do Povo. Local de encontro, de música, de bailes, de apoio social. Já no final do século XX os mais idosos, cruzaram os seus dias com os mais novos e para estes últimos esta casa transformou-se na Creche da Vila. Quando pararam de nascer crianças suficientes nesta terra a creche fechou. Mas as memórias e o afecto continuaram.

Transformou-se em Casa das Letras. Um alojamento local de características únicas no Alentejo. Para os que amam os livros e a leitura, ou para os que os acompanham, a Casa das Letras tem tudo o que procura. Tranquilidade, decoração cuidada, quartos muito amplos que convidam a viajar pelos temas das centenas de livros que estão disponíveis para leitura.

A Casa das Letras é a primeira casa que oferece um quarto completamente vazio que é deixado à imaginação de cada um. Estamos sempre na nossa vida rodeados de objectos, sinais, luzes, cores, etc. Neste quarto posso refugiar-me para meditar, ler, dormir, fazer Yoga, ginástica, encostar-me à sua parede e pensar… o quarto do nada que tanta falta nos faz. O quarto do nada está cheio de possibilidades.

Alojamento local, a Casa das Letras comporta três suites, cozinha equipada, sala, escritório, biblioteca, jardim e piscina. Com uma vida cheia, durante dois séculos o espaço foi Igreja, depois casa do povo, ainda creche e agora é a Casa das Letras Bed & Books, projeto onde a leitura ocupa um lugar central, seja pelas centenas de livros disponíveis, os espaços próprios para leitura e escrita em cada quarto ou mesmo pelos candeeiros livros.

O nome da vila de Cabrela parece estar ligado ao facto de, em tempos remotos, a região ter sido local onde proliferava a cabra selvagem. Hoje pelos seus montados encontrará trilhos maravilhosos para passeios pedestres ou de bicicleta.

Desta singular vila destaca-se a Igreja Matriz de Nª Sr.ª da Conceição (séc. XVII), com o seu Altar das Almas, composto por retábulo barroco de talha dourada; e as imagens de pedra ançã, do séc. XV, de Sta. Margarida e S. Sebastião.

O artesanato é um dos aspetos evidentes da ruralidade da povoação de Cabrela. Trabalhos em madeira e palha. O Sr. Alexandrino Cristóvão e os instrumentos de cortes e enxós. Cabrela é também a capital nacional da filhós, sobremesa tradicional que foi escolhida pelos portugueses coma finalista das sete maravilhas da doçaria portuguesa. E Cabrela é também a terra onde se fabrica o famoso Pão alentejano de Cabrela. Vai ser difícil resistir.

Fonte: Boa Cama Boa Mesa-Expresso/Casa das letras

 

Populares