Segundo a Agência Lusa, mais de 100 expositores de diversas atividades económicas participam, a partir desta sexta-feira, na Feira do Porco Alentejano, em Ourique (Beja), “um importante momento de afirmação e projeção” desta fileira agropecuária, revelou a câmara municipal.
A feira, organizada pelo Município de Ourique e pela Associação de Criadores de Porco Alentejano, com sede neste concelho alentejano, decorre até domingo e inclui no programa um seminário, concertos, concursos, gastronomia e provas de presunto.
Na edição deste ano, a 15.ª, participam “mais de 100 expositores de diversas atividades económicas, sobretudo ligados à transformação do porco alentejano”, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Marcelo Guerreiro (PS).
Além dos expositores ligados ao tema principal do certame, estão também presentes representantes de outros setores, como “o artesanato, agroalimentar, restauração, agricultura e entidades institucionais”, acrescentou.
“As expectativas são as maiores e esperamos um grande momento de afirmação de Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’ e deste setor”, realçou o autarca.
A Feira do Porco Alentejano “é um momento alto em todo este trabalho de valorização do Mundo Rural, por isso, a expectativa é ter muito público durante estes três dias”.
Marcelo Guerreiro frisou igualmente que a produção de porco alentejano continua a ser decisiva na economia local.
“Aquilo que procuramos com a feira é continuar a afirmá-lo, mas também tudo aquilo que são as atividades no espaço rural, que são vitais para o desenvolvimento do território”, reforçou.
A 15.ª edição da Feira do Porco Alentejano arranca, às 09:30 de sexta-feira, com o seminário técnico “Para onde caminha a fileira do porco alentejano?”.
Às 12:00, decorre a apresentação, por parte da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), do projeto de ligação da albufeira do Alqueva à barragem do Monte da Rocha.
A inauguração oficial do certame está agendada para as 16:30, momento que, além do Presunto de Honra, incluirá a estreia do novo Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique.
Ao longo dos três dias, a música é um dos destaques do evento, com concertos dos The Black Mamba (sexta-feira) e D.A.M.A. (sábado), ambos às 23:00, e dos Sons do Minho (domingo), pelas 17:30.
O programa inclui ainda o 2.º Concurso de Linguiças Caseiras, o tradicional Concurso de Grunhidos e provas de produtos à base de carne de porco alentejano e de bolota.
A feira contará igualmente com uma exposição pecuária da raça, diversões infantis e diversos sorteios de presuntos, de acordo com o programa divulgado pelo município.
Foto: Correio Alentejo
Fonte: Agência Lusa
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional